terça-feira, 25 de agosto de 2009

Implicações da Contingência Estrural

• O que é Contingência Estrutural afinal?
• Quais suas implicações na prática administrativa?

A Contingência Estrutural tem como objetivo principal quebrar paradigmas afirmando que não existe um modelo de estrutura organizacional único, que seja aplicado a todas as organizações. Tudo é relativo, tudo depende, pois existe uma relação funcional entre Organização e suas respectivas práticas administrativas - que são as variáveis dependentes - e o ambiente - que são variáveis independentes. O papel do Administrador está justamente no fato de conduzir a organização tendo visão do ambiente no qual esta inserida, para que assim os objetivos organizacionais sejam atingidos.
Essa teoria surgiu no final da década de 50 através de pesquisas realizadas para identificar quais modelos de Estrutura Organizacional eram mais eficazes em determinado seguimentos da indústria, no entanto, estes estudos constataram que a estrutura e funcionamento das organizações não dependiam tão somente de uma estrutura organizacional firmada e sim de vários fatores internos (práticas administrativas e ambiente interno ou organizacional) e externos (ambiente externo ou geral e Ambiente da Tarefa - o mais próxima da organização em questão - e tecnologia) que poderiam adaptar-se ao contexto que elas atuavam em cada momento e o ambiente no qual a organização estivesse inserida.
Ainda no período de pesquisa, os sociólogos Tom Burns e G.M. Stalker estudaram indústrias inglesas para verificar a relação entre práticas administravas e ambiente externo destas indústrias. Diferentes procedimentos administrativos foram encontrados, então eles a classificaram em dois tipos de organizações: Mecanísticas e Orgânicas, que detalharemos nas próximas postagens.
A teoria contingencial trás como implicações para a prática da Administração, a identificação de fatores que mais impactam nas organizações, que são: Impactos ambientais e tecnológicos, estes são variáveis independentes, o que implica que a organização deve estar constantemente se adaptando ao meio e não o oposto. A partir da identificação destes fatores é que se torna possível adequar a estrutura adequada para cada tipo de organização.



Fontes:

Introdução a Teoria Geral da Administração - Sétima Edição - Idalberto Chiavenato

Youtube

Um comentário:

  1. É isso aí. Hoje veremos mais detalhes sobre esses dois tipos de organização.

    ResponderExcluir