quarta-feira, 18 de março de 2009

O Terminal



Ficha Técnica

Título original: The Terminal
Gênero: Comédia/Drama
País de Origem: Estados Unidos
Duração: 128 minutos
Ano: 2004
Classificação: 12 anos
Direção: Steven Spielberg
Elenco Principal:

Tom Hanks - Viktor Navorski
Catherine Zeta Jones - Amelia Warren
Stanley Tucci - Frank Dixon
Kumar Pallana - Gupta Rajan

Trailer


Sinopse

O filme conta a História do Homem (Viktor Narvorski) originário de um país do leste europeu - a Krakozhia - que viaja à cidade de Nova York para realizar o sonho de seu pai. Durante a viagem, há uma guerra civil na Krakozhia e o atual governo é derrubado. Quando Viktor desembarca, tem sua entrada nos Estados Unidos embargada pelo motivo de seu passaporte ter perdido a validade, pois o novo governo de seu país ainda não havia sido reconhecido pela nação norte-americana.
Devido ao golpe de estado em seu país, Viktor não poderá retornar ao seu país e então viverá durante nove meses em um terminal em reforma do aeroporto John Fitzgerald Kennedy (JFK), onde enfrentará um grande desafio - o da comunicação.




Análise

A produção nos remete ao mundo da comunicação, em todos os níveis de linguagem: Verbal (a palavra escrita e/ou falada), não verbal (gestos, movimento, pintura, etc.) e mista (como as placas de sinalização). O Terminal demonstra a importância da comunicação e a necessidade de domínio da língua, principalmente do código local (no caso do filme, a língua inglesa) para a nossa própria sobrevivência.
O protagonista - Viktor Narvorski - fica “preso” quase um ano de sua vida no aeroporto, sem ter acesso ao conhecimento da lei e do direito. Não porque lhe omitem, mas pelo fato do personagem desconhecer o código local, fundamental para a comunicação.
O filme nos retrata importantes aspectos da comunicação, como por exemplo, as placas sinalizadoras, em que o indiano - Gupta Rajan - se diverte ao ver as pessoas caírem por não prestarem atenção no aviso “Cuidado, Piso Molhado”; sinalizações que passam despercebidas aos olhos das pessoas diariamente.








Em outra cena, é mostrada Narvorski utilizando uma estratégia para aprender a língua, comprando dois livros iguais - um em Inglês - código local - o outro no idioma de seu país de origem. Viktor passa a fazer comparação entre os dois livros, para começar a dominar o inglês.

















Há uma cena que nos mostra a poderosa força da comunicação, quando um estrangeiro originário de um país fronteiriço com a Krakozhia desembarca no JFK de um vôo vindo do Canadá e há um problema burocrático no qual não poderia levar o remédio supostamente para seu pai, mas, quando Viktor é chamado pelo Diretor do aeroporto para interpretar o que esse estrangeiro estava querendo dizer (só Narvorski tinha domínio da língua desse leste-europeu no aeroporto - é esclarecido que o remédio era para seu bode. Essa cena deixa explícita a importância da comunicação, inclusive na resolução de conflitos.
Passado nove meses, Viktor passa a ter um razoável conhecimento do código local e também do final do conflito em seu país, recebendo apoio dos amigos conquistados no Terminal, para realização do sonho de seu pai - conseguir o autógrafo do Músico Benny Golson. No fim, Viktor se dirigiu ao local onde o artista ia realizar o show e consegue atingir o seu objetivo.
Enfim, o Terminal nos mostra que a comunicação e o domínio da língua são fundamentais para a sobrevivência no mundo, influenciando o sucesso pessoal e profissional.


8 comentários:

  1. Olá galera!

    Já tinha assistido o filme e achei muito legal as observações que vocês fizeram. Porém, quero resaltar mais algumas coisas. Já fiz duas disciplinas no curso de filosofia: filosofia da linguagem e antropologia filosófica, nelas pude refletir que o homem é um ser comunicativo por exelência. Mesmo quando este não pode ou ainda não usava a língua (palavras) este criava símbolos para facilitar a comunicação (isso pode ser muito bem destacado nas placas referenciais do aeroporto onde mesmo o personagem de um país distante podia entender. Por outro lado, o homem é um ser comunicativo, só ele é capaz de experimentar e dizer aquilo que experimentou de uma forma única, poderiamos dizer que isso é possível por causa da razão humana, pois muiuto animais possuem os orgão idênticos ao do homem, mas não falam. Entretanto, no homem não exite só uma potência racional, mas também existe o ato cumunicativo por exelência e isso é de fundamental importância.
    Por fim, quero destacar a importância do que falei acima com o que me dedico a pesquisar; no ato religioso, o homem é capaz de experimentar um ser transcendente e falar do mesmo. Assim, só ele é capaz de colocar no mundo (tornar concreto) o ser misterioso que experimentamos. Contudo, essa experiência é altamenta subjetiva, não podemso ser guiado somente pela experiência dos outros, mas também devemos, através dessas experiências, guiar a nossa.
    Assim, são essas minhas idéias da importância da linguagem para o homem.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela escolha,o filme é muito interessante,além de suas observações posso acrescentar que a evolução da comunicação é sem dúvidas um dos grandes passos da própria evolução humana.
    Se considerarmos que durante a pré-história,a comunicação surgiu entre homens da mesma espécie com o objetivo de construir a cultura e a tradição,essa mesma necessidade é crescente nos dias atuais,exemplo disso é a Língua Brasileira de Sinais(LIBRAS),que surge com o intuito de incluir a pessoa surda nesse processo de comunicação junto á sociedade.
    A evolução da comunicação é constante e em todos os meios buscamos a melhor maneira de nos entender,escrita e/ou oralmente.E esse ponto fica bem evidente no filme,lutamos para conseguir o que buscamos:comunicação.Seja qual for os meios dotados para conseguir comunicar-se o homem sempre buscará aperfeiçoa-lo,exemplo disso é a expansão da internet.
    Segundo Paul Ricoeur 'Não pode haver uma totalidade da comunicação.Com efeito,a comunicação seria a verdade se ela fosse total',acredito eu que a comunicação é uma via de mão dupla:é preciso que uma parte queira fazê-la e outra esteja disposta a cultivar a mesma.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sara. Justamente, a comunicação foi fundamental para o desenvolvimento da humanidade; através desta que as antigas civilizações deixaram-nos legados como a Engenharia (Egípcios), Medicina (Árabe), Alfabeto (Fenícios), Direito (Romanos), etc, e, também, pessoas e suas clássicas obras como A arte da guerra de Sun Tsu e O Príncipe de Maquiavel. Além de legados a comunicação é vital, só podemos sobreviver, principalmente nesse atual mundo globalizado, dominando a comunicação e seus mais diversos tipos de linguagem.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Jorge! Essa comunicação por excelência do ser humano foi de fundamental importância para o desenvolvimento da civilização. Antes mesmo de o Fenícios criarem o alfabeto, civilizações com a Egípcia e as (polis) da Mesopotâmia - por exemplo - já registravam suas atividades e seus conhecimentos; o primeiro através da hieróglifo nos papiros e também nas paredes de suas construções, - principalmente as pirâmides - e o segundo através da chamada escrita cuneiforme, que geralmente eram feitas em taboas de argila ou até mesmo em pedras, como o monólito, que foi utilizado para escrever um dos primeiros conjunto de leis da humanidade, que foi o código de Hamurabi, na polis (cidade) da Babilônia na Antiga Mesopotâmia. Hoje o conhecimento se propaga das mais diversas formas, devido a "ampliação" dos meios de comunicação, como: Que vão dês de uma simples conversa com colegas de faculdade, até a divulgação de trabalhos na Internet, que bilhões de pessoas ao redor do planeta poderão ter acesso.

    ResponderExcluir
  5. Quais as habilidades de viktor no filme o terminal

    ResponderExcluir
  6. Quais os nomes das pessoas que ele ajudou no filme o terminal

    ResponderExcluir