quinta-feira, 28 de maio de 2009

Ensino à distância nas Organizações

Ao ponto que, as atitudes e forma de pensar não interfiram negativamente para a organização. Podemos ver exemplos de grandes empresas que deixaram de existir por uma posição conservadora do seu gestor, como no caso da Montgomery Word que na década de 40 e 50 estagnou pela previsão equivocada do seu gestor que imaginou que por estar ocorrendo uma guerra mundial, haveria uma depressão e assim não quis arriscar em abrir novas lojas e a conseqüência foi à falência da empresa.
Por outro lado, a empresa Sears sua principal concorrente decidiu começar uma mudança agressiva e cara em direção ao centro de compras suburbano (competindo assim com empresas que vendiam a preços menores e em maiores quantidades que ela). O resultado desse ousado investimento foi à sobrevivência nesse período e mais tarde a consolidação e expansão dos seus negócios firmando marcas fortes como utensílios Kenmore e as ferramentas Craftsman.
Assim, toda e qualquer estrutura organizacional que investe em novos formatos, tecnologias, flexibilidade, maior descentralização e mais horizontalidade na comunicação consegue superar os fatores externos sem perder suas características gestacionais de início, oferecendo um produto ou serviço diferenciado dos demais.

Fonte: Administração Estratégica de Mercado por David A.Aaker

Introdução a Teoria Geral da Administração - Idalberto Chiavenato

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Características da Modalidade Oral

Como já sabemos, o primeiro contato do homem com a língua foi através da modalidade oral, sendo que mais tarde criou-se a escrita.
A modalidade oral, ao contrário da escrita, é livre das regras gramaticais, é criativa e espontânea, tem seu vocabulário restrito e usa a repetição de palavras mantendo um contato direto com emissor e receptor.
No vídeo de psicologia podemos observar e ouvir a modalidade oral em prática quando os emissores fazem a comunicação e passam, a demonstrar no seu discurso as características desta modalidade através da repetição de algumas palavras como “acredito que”, “então” e gíria como “né” e “to aqui”
Na modalidade da espontaneidade percebemos o uso do gerundismo quando fala “vai poder estar”.
Ao ouvir o vídeo não vemos com clareza a deficiência no rigor dos pronomes e colocações verbais como veríamos na modalidade escrita, contudo, observamos em alguns pontos o pouco uso dos mesmo, levando-nos assim a identificar facilmente o vicio de linguagem usado no dia a dia e clichês como “pouca bagagem”.
Para finalizar, o vídeo mostra a modalidade oral e suas características quando o emissor age de forma espontânea, com o uso restrito de vocabulário, pronomes e verbos fugindo das regras gramaticais tão necessários a escrita, O emissor apresenta a clareza nas respostas e ideias dentro do assunto abordado, tendo explicações objetivas e fazendo uso de palavras de fácil interpretação deixando o dialogo acessível a todos os ouvintes (receptores) e apresentando com firmeza as características da linguagem oral em todo o discurso.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Canções: Análise filosófica segundo o enfoque da Unidade e da Multiplicidade

Ivete Sangalo - Completo

É tão bom ter alguém por perto
Pra você se sentir completo
Ter a mão que te leva pro futuro
Vislumbrando horizontes seguros...

É tão bom viajarmos juntos
E viver aproveitando tudo
Amanhã vai ser melhor que hoje
Novos sonhos ao amanhecer...

Imagino milhões de sorrisos
Cada um com seu jeito de ser
Mas ligados ao mesmo destino
Um amor feito eu e você...

O céu e o mar
A lua e a estrela
O branco e o preto
Tudo se completa de algum jeito

Homem, mulher,
A faca e o queijo
O incerto e o perfeito
Tudo se completa de algum jeito...

Ana Carolina - Brasil Corrupção (Unimultiplicidade)

Neste Brasil corrupção
Pontapé bundão
Puto saco de mau cheiro
Do Acre ao Rio de Janeiro

Neste país de manda-chuvas
Cheio de mãos e luvas
Tem sempre alguém se dando bem
De São Paulo a Belém

Eu pego meu violão de guerra
Pra responder essa sujeira

E como começo de caminho
Quero a multiplicidade
Onde cada homem é sozinho
A casa da humanidade
Onde cada homem é sozinho
A casa da humanidade

Não tenho nada na cabeça
A não ser o céu
Não tenho nada por sapato
A não ser o passo

Neste país de pouca renda
Senhoras costurando
Pela injustiça vão rezando
Da Bahia ao Espírito Santo

Brasília tem suas estradas
Mas eu navego é noutras águas

E como começo de caminho
Quero a unimultiplicidade
Onde cada homem é sozinho
A casa da humanidade
Onde cada homem é sozinho
A casa da humanidade
Onde cada homem é sozinho
A casa da humanidade
Onde cada homem é sozinho
A casa da humanidade

Análise

Nas composições é mostrada a eterna relação da Unidade e da Multiplicidade e o Devir - passagem, o movimento, seus conflitos.
Na música completo de Ivete Sangalo, há a formação da Multiplicidade a partir das Unidades. Partes da letra, como: "Imagino sorrisos cada um com seu jeito de ser, mostra que a beleza da Multiplicidade está na particularidade de suas Unidades. Em "Brasil Corrupção" de Ana Carolina, temos a Multiplicidade indo ao encontro da Unidade, encontro no qual a estrada pode conter afiados espinhos (Devir à lá Anaximandro).
Diferentemente de "Completo" em "Brasil Corrupção" a Multiplicidade vai a busca de Unidades menos desiguais, mais justas. Na música de Ivete Sangalo a relação Unidade-Multiplicidade tem apelo romântico, enquanto em Unimultiplicidade a relaão Multiplicidade-Unidade possui enfoque sócio-político, de mudanças em toda uma estrutura já enraizada no Estado e Sociedade brasileira que remotam desde de o tempo das grande navegações, época da realação metrópele (Iimpério Português) Colônia (Brasil) - o Pacto Colonial. O fator principal da letra é o Devir conflituoso, onde pede mudanças estruturais que podem desencadear sangrentos conflitos.
Desde a antiguidade o ser humano busca a compreenão do mundo, do Universo, que é compreender suas Unidades e suas devidas particularidades e as Multiplicidades nas suas mais diversas formas e também o movimeto das coisas e seus conflitos, internos e/ou externos - o Devir. A partir da análise das Unidades, das Mmultiplicidades e dos Devir's, começamos a compreender os mundos dentro do mesmo mundo.

Principais filósofos estudados para temática

Tales de Mileto
Anaximandro
Heráclito
Parmênides

quinta-feira, 14 de maio de 2009

RELATÓRIO DA REVISTA EXAME:
CATERPILLAR


Conhecendo Herzberg

Segundo Herzberg, o ambiente de trabalho e o próprio trabalho interagem para produzir motivação. A motivação resulta de fatores que podem ser divididos em fatores higiênicos e fatores motivacionais.
Fatores higiênicos são aqueles que criam clima psicológico e material saudável influenciando a satisfação com as condições dentro das quais, o trabalho é realizado. E os fatores motivacionais são as condições apresentadas para o crescimento profissional, onde existe a possibilidade de projeção na carreira e satisfação no trabalho que se desenvolve.
Para Herzberg é preciso que a pessoa esteja sintonizada com seu trabalho, que enxergue nele a possibilidade de exercitar suas habilidades ou desenvolver suas aptidões.

Caterpillar x Teoria Motivacional

De acordo com a publicação, a empresa Caterpillar supera o índice de 80% no quesito de satisfação e motivação do funcionário e 90% em identificação com a empresa.
Oferecendo aos associados crescimentos na carreira, treinamento dos líderes para melhor ajudar aos agregados, e plano de saúde, onde a prevenção começa dentro do ambiente de trabalho, faz da Caterpillar uma grande seguidora desta teoria.
Pontos que podemos comparar a Caterpillar á teoria e suas características:
· Sentido de realização de algo importante (quando o associado é ouvido pelas sugestões de melhorias);
· Orgulho de fazer parte da empresa;
· Estilo de supervisão do chefe (forte treinamento de líderes)
· Condições físicas e segurança no trabalho (acompanhamento preventivo físico e mental para os associados);
· Reconhecimento pelo trabalho bem feito.

Com isso, a Caterpillar se enquadra tanto no papel dos fatores higiênicos gerando um ambiente de trabalho saudável, quanto na motivação dos funcionários com a satisfação em poder saber que existe a possibilidade de crescimento na função e disposição por parte da empresa em oferecer aos associados, projeção na carreira profissional.