quarta-feira, 25 de março de 2009

Monstros S.A


Ficha

Título Original: Monsters Inc
Gênero: Animação/Comédia
País de Origem: Estados Unidos
Duração: 92 minutos
Ano: 2001
Classificação: Livre
Direção: Peter Docter

Trailer



Sinopse

O filme Monstros S.A conta a história de uma dimensão paralela, em que seus habitantes são Monstros e vivem em uma metrópole chamada Monstrópolis que tem um modo de vida bastante semelhante ao dos humanos. No mundo dos Monstros (a monstruosidade) há um imenso problema - o da escassez energética. Em Monstrópolis, encontra-se a sede de uma Organização - a Monstros S.A - que tem por objetivo a produção e distribuição da energia que abastece seu mundo. A captação e refino da energia é feita na fábrica da Monstros S.A, no “Andar de Gritos” - andar onde fica toda a linha de produção. Nesse lugar trabalham dois grandes amigos - Sulley e Mike - que formam uma pequena equipe. Um se encarrega das operações (Sulley), que é atravessar a porta - um portal interdimensional que dá acesso ao mundo dos humanos, chegando diretamente aos quartos das crianças assustando-as e captando seus gritos, transformando em fonte de energia para abastecimento da fábrica. O outro (Mike) é seu Auxiliar que o ajuda nas operações e na parte burocrática. Uma noite, “acidentalmente” Sulley deixa uma pequena menina (Boo) passar para o Mundo da Monstruosidade e apartir daí viverão hilariantes e divertidas aventuras.


Análise

A produção Monstros S.A é um filme em formato de animação 3D não apenas para o público infantil, mas também para o adulto. Essa animação apesar da aparência infantil tem implícita uma série de fatores do nosso mundo real, especificamente do mundo organizacional.
A trama gira ao redor da fábrica Monstros S.A, nessa organização observamos vários aspectos do mundo organizacional. Dentro da Monstros S.A há uma grande divisão do trabalho onde existe uma enorme ênfase nas tarefas e grande enfoque na produção - como é abordado na primeira teoria da Administração, - a Administração Científica. Na fábrica, temos Atendentes, Auxiliares Administrativos, Encarregados dos transportes de materiais, Auxiliares de Operações, os Operadores que eram os encarregados de captar a energia das crianças através dos gritos e é claro, a chefia: Supervisores - no caso do filme há uma supervisão funcional, que é: cada tarefa tem seu Supervisor - na Animação, temos a Supervisão de Treinamento e Simulação e a Supervisão de Produção que fica na própria linha de produção (o andar de gritos) e é claro, a Gerência, personificada através do Sr. Waternoose.
Na divisão do trabalho há uma grande importância na capacitação, principalmente no caso dos Monstros que tinham a função de atravessar as portas que havia na linha de produção da fábrica que a ligava aos quartos da criança. No quarto, o Monstro tinha como tarefa assustar a criança para que fossem gerados gritos, através dos gritos os estoques (cilindros) energéticos da Organização enchiam. O objetivo das simulações era aumentar a capacidade assustadora dos Monstros, pois quanto maior e mais prolongado fossem os gritos da garotada, maior seria a produção de energia da Monstros S.A para o abastecimento de Monstrópolis.O enfoque era nas metas de produção. As organizações investem bastante recursos na capacitação de seus funcionários, para que suas metas sejam atingidas, sejam financeiras ou não (Lembrando que nem todas as Organizações têm fins lucrativos).
Toda Organização existe com algum fim, seja acúmulo de capitais ou não (como citado acima). No caso das Monstros S.A o objetivo era a produção energética, onde as etapas se dividiam na captação, refino e distribuição de energia em Monstrópolis, que por sua vez, sofria a escassez de energia. Um aspecto importante mostrado no início da trama é que o dono da fábrica investia em pesquisas e inovações. No mundo atual, extremamente competitivo, tornam-se vitais, investimentos em pesquisas e inovação, pois constantemente as Organizações estão renovando-se.
As Organizações são compostas de pessoas e é muito importante a sinergia do grupo, pois o trabalho em conjunto é mais produtivo do que a soma do trabalho dos indivíduos. Para manter uma boa sinergia utilizam-se métodos motivacionais, para que o funcionário tenha satisfação em executar sua tarefa. No caso da Monstros S.A os funcionários de destaque (Sulley e Mike) apareciam em propagandas de TV, o que mexia bastante com seus egos. Outra estratégia utilizada pela gerência da Monstros S.A é a publicação interna do quadro de Scores com pontuações dos seus funcionários por produção. Um bom exemplo nas Organizações é o quadro de honra com o funcionário do mês e, também, em algumas organizações, bonificações materiais. A motivação é uma estratégia vital para atingir metas dentro das organizações.
Um fato muito importante dentro das organizações é a administração de conflitos entre seus colaboradores. Em Monstros S.A temos uma intensa disputa entre os dois melhores funcionários Sulley e Randall - primeiro e segundo colocados nos Scores, respectivamente.
Monstros S.A nos mostra como a Administração é de vital importância para a civilização e para sua própria sobrevivência dentro de seu mundo, pois a mesma está presente não apenas nas Organizações, mas na vida de cada indivíduo.

quarta-feira, 18 de março de 2009

O Terminal



Ficha Técnica

Título original: The Terminal
Gênero: Comédia/Drama
País de Origem: Estados Unidos
Duração: 128 minutos
Ano: 2004
Classificação: 12 anos
Direção: Steven Spielberg
Elenco Principal:

Tom Hanks - Viktor Navorski
Catherine Zeta Jones - Amelia Warren
Stanley Tucci - Frank Dixon
Kumar Pallana - Gupta Rajan

Trailer


Sinopse

O filme conta a História do Homem (Viktor Narvorski) originário de um país do leste europeu - a Krakozhia - que viaja à cidade de Nova York para realizar o sonho de seu pai. Durante a viagem, há uma guerra civil na Krakozhia e o atual governo é derrubado. Quando Viktor desembarca, tem sua entrada nos Estados Unidos embargada pelo motivo de seu passaporte ter perdido a validade, pois o novo governo de seu país ainda não havia sido reconhecido pela nação norte-americana.
Devido ao golpe de estado em seu país, Viktor não poderá retornar ao seu país e então viverá durante nove meses em um terminal em reforma do aeroporto John Fitzgerald Kennedy (JFK), onde enfrentará um grande desafio - o da comunicação.




Análise

A produção nos remete ao mundo da comunicação, em todos os níveis de linguagem: Verbal (a palavra escrita e/ou falada), não verbal (gestos, movimento, pintura, etc.) e mista (como as placas de sinalização). O Terminal demonstra a importância da comunicação e a necessidade de domínio da língua, principalmente do código local (no caso do filme, a língua inglesa) para a nossa própria sobrevivência.
O protagonista - Viktor Narvorski - fica “preso” quase um ano de sua vida no aeroporto, sem ter acesso ao conhecimento da lei e do direito. Não porque lhe omitem, mas pelo fato do personagem desconhecer o código local, fundamental para a comunicação.
O filme nos retrata importantes aspectos da comunicação, como por exemplo, as placas sinalizadoras, em que o indiano - Gupta Rajan - se diverte ao ver as pessoas caírem por não prestarem atenção no aviso “Cuidado, Piso Molhado”; sinalizações que passam despercebidas aos olhos das pessoas diariamente.








Em outra cena, é mostrada Narvorski utilizando uma estratégia para aprender a língua, comprando dois livros iguais - um em Inglês - código local - o outro no idioma de seu país de origem. Viktor passa a fazer comparação entre os dois livros, para começar a dominar o inglês.

















Há uma cena que nos mostra a poderosa força da comunicação, quando um estrangeiro originário de um país fronteiriço com a Krakozhia desembarca no JFK de um vôo vindo do Canadá e há um problema burocrático no qual não poderia levar o remédio supostamente para seu pai, mas, quando Viktor é chamado pelo Diretor do aeroporto para interpretar o que esse estrangeiro estava querendo dizer (só Narvorski tinha domínio da língua desse leste-europeu no aeroporto - é esclarecido que o remédio era para seu bode. Essa cena deixa explícita a importância da comunicação, inclusive na resolução de conflitos.
Passado nove meses, Viktor passa a ter um razoável conhecimento do código local e também do final do conflito em seu país, recebendo apoio dos amigos conquistados no Terminal, para realização do sonho de seu pai - conseguir o autógrafo do Músico Benny Golson. No fim, Viktor se dirigiu ao local onde o artista ia realizar o show e consegue atingir o seu objetivo.
Enfim, o Terminal nos mostra que a comunicação e o domínio da língua são fundamentais para a sobrevivência no mundo, influenciando o sucesso pessoal e profissional.